segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Hell de Janeiro

Rio de Janeiro, assunto mais falado na semana, achei que deveria falar minha opinião sobre esse assunto que está no cotidiano de todos os brasileiros ...
Esse é um assunto delicado de se falar, é como religião, futebol, estilo, é um assunto onde se tem várias opiniões, porém devemos ter cuidado ao falar nesses assuntos, pois temos que ver tanto os pontos positivos quanto os negativos que esse assunto pode ter . 

Pra mim os pontos positivos devem ser os mesmos que todos os brasileiros enxergam, que são :
os índices de criminalidade reduzirão bastante, as pessoas do rio principalmente terão mais paz, estarão mais tranquilas ao saberem que os " vilões " estão inativos , esses fatores são coisas óbvias, mas agora entrarei no ponto que eu queria chegar, que são os pontos negativos dessa operação feita pelo Estado .
Eu acho que a palavra VALOR se encaixa em todos os pontos negativos que eu vejo na operação, afinal : 
1- O Estado antes de tudo tinha que valorizar a profissão de policial , dando um salário digno para os policiais, se isso  tivesse acontecido eles ja teriam evitado todo esse poder em questões de armas dos traficantes, que geralmente são levadas por policiais corruptos que estão insatisfeitos com o seu salário e acabam "trocando de lado" para se beneficiarem econômicamente .
2- É preciso valorizar os moradores dos morros, afinal, como você se sentiria quando um policial estivesse revistando sua casa? como você acha que deve está a cabeça das crianças que estão vendo essas trocas de tiros, esses tanques de guerra nas ruas ? como você acha que essas imagens sairão das cabeças dessas crianças? 
3- Os "traficantes" não passam de pessoas que perderam seus valores, perderam a esperança de ter uma vida melhor e por isso tiveram que vender drogas , por verem que isso poderia ser uma forma de sobreviver,
muitas pessoas comemoram quando veêm um traficante sendo preso na frente dos olhos de todo o país e até do mundo e todos acabam esquecendo de que aquele "monstro" é uma pessoa como qualquer outra, que merecia de alguma forma se perdoada pelos mals que ela fez, precisava ter um apoio psicológico,precisava ser reconhecida antes de entrar nessa vida.

Policiais, moradores e traficantes são os personagens dessa guerra, guerra onde o único culpado é a falta de valor, parece brincadeira, mas se cada um soubesse valorizar o próximo não por sua cor, jeito,condição, e sim pelo que ele pode se tornar um dia, pelo bem que ele pode fazer, eu tenho certeza de que nada disso estaria acontecendo.
Difícil reconhecer que nós mesmos não valorizamos as pessoas né ? afinal na sua cabeça o que você acha dos traficantes do Rio que aparecem na TV? pessoas que não tiveram oportunidades e valores ou monstros  ? 
como você vê os policiais corruptos? pessoas que não ganham o suficiente para quem arrisca a vida todos os dias ou apenas uns safados gananciosos que querem mais dinheiro?  como você vê os moradores? como pessoas que não merecem isso que tá acontecendo ou pessoas que devem ser revistadas por serem suspeitos de um desses traficantes?
se as respostas que você obteve foram as primeiras opções , saiba que se todos fossem igual a você nada disso estaria acontecendo ! 

2 comentários:

  1. velho o complicado pra todos que não enxergam a verdadeira realidade vivida naqueles morros, é ter a cabeça formada apenas pelo que passa na TV , sem ter um censo critico do que realmente as pessoas mais carentes vivem, é fácil pra quem esta sentado na sala de casa assistindo o desespero de quem conviveu quase a vida toda com uma realidade cruel e agora, ter suas casas revistadas e ser tratados como marginais porque pela falta de opção estiveram lado a lado com pessoas que tomaram o caminho errado, hoje em dia muito de nos vemos as pessoas com condições de vida inferiores e julgamos como marginal, o que mais se encontra nos morros e favelas do Brasil são pessoas com mais VALORES, do que muitos que estão em suas belas casas, ou esses políticos que nos representam, mais são piores do que aqueles que estão empunhando um fuzil e lutando pela condição que foram sujeitos.

    ResponderExcluir
  2. Caro, JOJOOBS:
    Teu texto é de lascar!
    Li-o todo, e o leria uma segunda vez se consseguisse dar stop na música.

    ResponderExcluir